h1

A invenção do computador

05/06/2009

 

Este foi o primeiro computador. Pequeno, né? :D

Este foi o primeiro computador. Pequeno, né? :D

COMPUTADOR

O primeiro homem a imaginar e construir um computador de verdade foi o matemático, filósofo, economista e escritor inglês Charles Babbage (1791-1871). Respeitado pelas imprecisões que encontrou nas tabelas matemáticas de sua época. Babbage (pai do velocímetro, do limpa-trilhos das locomotivas e das primeiras tabelas confiáveis de expectativa de vida) construiu entre 1821 e 1832 um sistema de engrenagens e rodas dentadas denominado “Mecanismo Diferencial número 1″, o tataravô dos computadores. Com suas 2 mil peças de aço e bronze, ele podia calcular de maneira rápida e precisa complexos cálculos matemáticos. Babbage conseguiu, no entanto, construir apenas modelos simples, porque os metalúrgicos da época não eram capazes de produzir as centenas de pecinhas de precisão que o mecanismo requeria. Planejado entre 1847 e 1849, o “Mecanismo Diferencial número 2″, com o dobro de peças, só seria construído em 1991, pelo museu de Ciência de Londres, em homenagem ao bicentenário do nascimento do inventor. O projeto foi baseado em vinte desenhos deixados por Babbage.
Novos experimentos levaram Babbage a projetar, em 1834, o ainda mais complexo “Mecanismo Analítico”, para desempenhar funções algébricas. Ele apresentava todas as partes essenciais de um computador moderno: circuitos lógicos, memória, armazenagem e recuperação de dados. O mais importante é que ele era programável. A aliada de Babbage em seu trabalho, a escritora e matemática Augusta Ada King (1815-52), condessa de Lovelace e única filha legítima do poeta Lord Byron, foi a primeira programadora de computador da História. Augusta descreveu o primeiro conjunto de instruções de computador para pedir à máquina que computasse uma série (conhecida como “números de Bernoulli”) gerada por uma complexa equação matemática. Ela produziu um programa que deveria ser escrito em cartões perfurados, que haviam sido inventados em 1728 por um tecelão francês, Joseph-Marie Jacquard, para tecer padrões em teares. Permitindo (através de uma perfuração) ou bloqueando (pela ausência de perfuração) a passagem da agulha, o sistema desses cartões antecipou a linguagem liga-desliga (binária) dos computadores eletrônicos atuais. Babbage já tinha construído um pedaço da máquina quando morreu. Ela nunca chegou a ser finalizada.

O primeiro computador digital eletrônico foi o Eniac, construído pelo engenheiro elétrico John Presper Eckert Jr. (1919-95) e pelo físico John William Mauchly (1907-80), na Escola Moore de Engenharia Elétrica, da Universidade da Pensilvânia, e pelo Laboratório de Pesquisas Balísticas, do Exército americano. Apresentado em 15 de fevereiro de 1946, ele ocupava uma área de 93 metros quadrados, tinha a altura de dois andares e pesava trinta toneladas. Em seu interior, 17468 enormes válvulas piscavam ininterruptamente. Apesar de seu tamanho, o Eniac (sigla, em inglês, para computador e integrador numérico eletrônico) era na verdade um ignorante. Cometia erros e quebrava repetidamente, porque seus tubos sempre se queimavam. Construído para calcular tabelas de artilharia, o computador de 450 mil dólares podia realizar 5 mil adições e 3500 multiplicações por segundo. O Pentium Pro, lançado em 1996, é capaz de efetuar 300 milhões de operações por segundo. O Eniac, portanto, seria 85 mil vezes mais lento.

Há uma grande polêmica envolvendo a invenção do computador eletrônico. John Atanasoff (1904-95), professor da Universidade de Iowa, contou que a idéia de inventar um computador lhe ocorreu numa hospedaria de Illinois, em 1937. Seria operado eletronicamente e usaria números binários, em vez dos tradicionais números decimais. Daí a poucos meses, ele e um talentoso ex-aluno, Clifford Berry, haviam criado um tosco protótipo de computador eletrônico, que utilizava válvulas, tambores rotativos e cartões perfurados para a introdução de dados. A execução do projeto custou mil dólares. No ano seguinte, John Mauchly, apresentado a Atanasoff num seminário, foi convidado a conhecer o computador. Depois, ficou hospedado vários dias em sua casa, onde soube de detalhes do projeto.

Atanasoff estava por requerer a patente de seu computador quando foi convocado a Washington, no início da Segunda Guerra Mundial, para fazer pesquisas de física para a Marinha. No mesmo período, Mauchly e Eckert construíram o Eniac. No verão de 1944, os dois simplificaram sua invenção usando o esquema binário desenvolvido por Atanasoff. Estava criado assim o Univac, que começou a ser vendido em 1946 e se tornou o protótipo dos computadores de grande porte atuais.

O primeiro computador brasileiro foi construído na Universidade de São Paulo, em 1972, e era conhecido pelo apelido de “Patinho Feio”.

Microcomputador

Em 1975, a revista americana Popular Eletronics chegou às bancas ostentando na capa a figura de uma máquina retangular, anunciada como o resultado de uma revolução. Era, segundo a revista, “o primeiro kit de minicomputador do mundo”, que chegava para rivalizar com os modelos comerciais.Nela, o leitor encontrava instruções para montar em casa o Altair 8800, que deveria ser comprado por reembolso postal. Em duas letras, era o primeiro PC, ou Personal Computer. Fabricada pela Mits (Micro Instruments and Telemetry Systems), a máquina era ainda muito rudimentar e exigia razoável habilidade para ser montada. Não dispunha de teclado nem de monitor de vídeo. Os comandos e dados tinham de ser introduzidos girando-se chaves, e os resultados precisavam ser decifrados por meio de uma complicada combinação de luzes que se acendiam e se apagavam num painel frontal da máquina.

A Guerra do Vietnã e a crise do dólar obrigaram o governo americano a desacelerar o programa espacial. Sem as verbas do passado, as empresas fornecedoras cortaram projetos e dispensaram funcionários. Assim, milhares de engenheiros e cientistas desempregados fundaram pequenas empresas para aplicar os conhecimentos acumulados no desenvolvimento de produtos para o setor privado. A Mits, responsável pelo lançamento do Altair, por exemplo, foi criada em 1969 pelo engenheiro Edwards Roberts, um ex-oficial da Força Aérea, numa tentativa de salvar sua firma da falência, depois do fracasso de uma calculadora eletrônica. De outra empresa, a Fairchild Semiconductor, fabricante de circuitos eletrônicos, saíram os engenheiros que fundaram em 1966 a Intel (Integrated Eletronics), que criou o primeiro microprocessador programável do mundo, o 8008. Daí para frente, os micros se sucederam com uma enorme velocidade.

Acho que no mercado mundial há lugar talvez para cinco computadores.

Thomas Watson, presidente do conselho de administração da IBM, em 1943.
 

*Texto copiado de  “O Livro Das Invenções”, de Marcelo Duarte, Cia. Das Letras. 1997.

80 comentários

  1. muito boa a postagem… gostei!


    • legal


  2. Olá Fernanda!

    Parabéns pelas primeiras linhas, começou com o pezinho direito.

    Rico


  3. wow! isso parece materia de hardware básico q tive na facul ano passado! muito legal! seu blog é fantastico!


    • E VERDADE


    • amei este compuador gostária muito de possuir um computador destes no meu quarto meu nome é antonio carlos me encontro na pagina do yahoo brasil meu endereço é toinho96@yahoo.com.br adoraria muinto possuir este lindo computador adoraria venha logo me dê a resposta rapidamente tchau.


    • Como se mexe nesse computador?


      • Kkkkkkkkkkkk como se meche ?
        Asss:thalyta


      • Akii e a paola gostei pq eu estou fazendo trabalho kkkkkkk amei o comentario da minha amiga thalyta by: blanquita


  4. muito loko deito em me ajudo muito esse texto


  5. pô,adoreiiiii,me ajudou muito
    eu tava presisando de um trabalho de informatica para passar d ano!e consegui passa…….!VALEU…..


  6. ADOREI,ME AJUDOU MUITO…………TAVA PRECISANDO DE 1 TRABALHO D INFORMATICA PARA PASSAR DE ANO! A PASSEI!!………………

    VALEUUU……………


  7. esta invenção foi uma mão na roda


  8. AMEI


  9. muito massa adoramos muito foda ele ira ajudar muito no nosso trabalho de escola!!!!!!!!!!!!


  10. legal! tinha grande curiosidade em saber sobre invenção e aperfeiçoamento de coomputadores.


  11. legal!!!me ajudou no trab de geografia


  12. oi


  13. adorei seu estudo está sendo fonte de vários trabalhos legais

    xau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  14. po cara


  15. acho q isso não é meu tipo de pesquisa


  16. pensei q isso não fosse meu tipo de pesquisa mais mim emganei isso faz parte di minha pesquisa de Informatica……….


    • claro


  17. eu gostei muito me ajudou no trabalho da escola


    • A mim tbm *–*


    • Oieh tb bem adorei fazer o trabalho comtigo


  18. ESTE ARTIGO NAUM ME AJUDOU EM NADA. MELHOREM O CONTEÚDO…


    • Oq que eu posso fazer????


  19. muito legal!!!


  20. legal achei isso pro meu trabalho de portugues de expressao oral


  21. hj;ghjblrpprelnyplllllgfphlfm lfgpylpul ,yhgpjlgjgufmpdhl, lg ,hlg,fl,hlf,hgh


  22. muito pikal


  23. Acho que quem inventou o primeiro microcomputador foi Ted Hoff da Intel em 1971.


  24. Eu gostava qe me respondense a umas preguntas se faz favor para tal deiixo aqui o meu blog:jo-98-6.blogspot.com …
    Agradecia que me respondesse antes do dia 3 de Dezembro pois estou a fazer um trabalho e agradecia esclarecer algumas questoes Obrigada


  25. è legal


  26. MuitO legaal


  27. voceis e gay


    • Nao porque vc e


  28. adorei esse computador que legal


  29. legal esse computador adoreiiiiiiiiiii


  30. que pena que nao porque se existisse teria muitas graças


  31. Amei essa pesquisa! Me ajudou bastante em um trabalho de informática! Parabéns para quem escreveu esse texto!


  32. eu adorei saber quem inventou o computador pois o computador faz parte de nossa vida agora não podemos
    mais viver sem ele principalmente quando tem a inter-
    net.

    esse e o meu recado mega beijos para todos.


  33. adorei muito sobre o invento do computador

    beijos.


  34. Amei saber sobre o computador.


  35. 0o099


  36. gostei muito do blog é fantastico


  37. gostei do texto.é compriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiido.


  38. cara isso é ruim e bom ao mesmo tempo. hshshshshskkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ta puxado


  39. texto a toa viva a tuga


  40. o computador (micro, lap-top, notebook, ou como queiram chama-lo) na minha opinião foi criado (não inventado) pelo Jobs (fundador da Apple falecido nesta data… pêsames)… Foi graças a ele que temos hoje um praticamente micro computaor no celular. Steve Jobs criou o Hardware e o Bill gates os Programas (Software)… busquem os fatos… vlw…


  41. Adorei me ajudou muito no trabalho


  42. Bem compactível esse primiro computador !


  43. Bem compactível esse primeiro computador !


  44. eu achei bom essa materia


  45. eu adorei a descoberta do cuputador


  46. BEM DIFERENTE DAS OUTRAS MATERIAS Q EU VI…BEM LEGAL !!!


  47. nohdghdgrdvtyrutgrytrytret7uetyyte


  48. VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Muito fiz um trabalho e ganhei um dez.VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!de novo:)


  49. eu tenho que fazer um trabalho sobre invenções esta me ajudando muito so que eu precizo saber qual era o preço antigamente


  50. gostei muito e a melhor coisa


  51. vai toma no cuuuuuuuuuu


  52. Caracas, isso tem monitor?


  53. Nossa me ajudou bastante no trabalho de Ingles


  54. Muiito legal me ajudou muiito no trabalho de inglês


  55. ajsbfgxikKIH UGIHX jxojsjjc
    gobxhhxkmb yh


  56. isso é legal cara


  57. Gostei bastante do blog. Faça mais vezes


  58. eu amei consequir fazer o meu trabalho agora so espero que a professora me de um 10


  59. eu precisava de uma ajuda obrigado por a me darem :)


  60. amei mas podiam por mais imagens nao???????? ;/


  61. e muito grande de mais


  62. Zika


  63. fiz um trabalho ficou legal valeu like


  64. Gostei muito yha e me ajudou muito!


  65. foi tão boa que até mim emocionou


  66. foi tão boa que mim emocionou


  67. eu achei muito interessante


  68. muito obrigado tirei nota 5 no trabalho da escola


  69. (y)



Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

