h1

Cotas raciais nas universidades: contra ou a favor?

10/06/2010
IGUALDADE ENTRE NEGROS E BRANCOS!!!!!
Desde que surgiu essa lei venho pensando em escrever aqui no meu blog sobre isso. Vim falar a minha opinião sobre o assunto.
As cotas raciais foram feitas, teoricamente, para facilitar a entrada de pessoas negras nas universidades. Mas, pensem bem: o que significa isso? Eu, como branca, me sinto discriminada por não ter a mesma chance que o negro, com a cota, de estar conseguindo entrar facilmente na universidade, só pelo fato de a cor de sua pele ser mais escura que a minha. O que significa essas cotas raciais? Significa para o governo que os negros são mais burros que as outras raças e não têm capacidade mental de fazer um vestibular e passar? Qual a diferença entre um negro e um branco, que estudaram a vida inteira na mesma escola, foram vizinhos do mesmo bairro, tiveram praticamente o mesmo estilo de vida? Daí, chega na hora de vestibular, ambos com o mesmo nível de estudo, um passa no vestibular por ser negro, e o outro não passa porque é branco. Vocês acham justo isso?? Eu acho RACISMO!
Acredito que, se for pra haver “cotas” nas universidades, deveria existir algo como “bolsa de estudos”, ou “cotas para alunos que estudaram sempre em escola pública, e que suas famílias tenham renda menor que 4 salários mínimos”. Daí sim talvez eu achasse justo. Mas, “cotas para negros” eu acho ridículo, e racista! Sou totalmente contra essa lei que o governo Lula criou. Cadê o respeito aos outros alunos que tiveram as mesmas condições que eles, mas têm peles mais claras? Já não foi comprovado que essa teoria de “negro” também é furada, quando 2 alunos, irmãos-gêmeos, se inscreveram no vestibular, um como branco e o outro como negro, e um passou e o outro não? E a partir de que tonalidade de cor de pele é considerado “negro”? O brasileiro é muito miscigenado. Não somos totalmente puros em sua maioria. Portanto não acho plausível usar uma cota como essa nas universidades. Sem falar que, de qualquer forma, eu acho uma forma de racismo. Racismo com eles, por acharem que não têm capacidade de passarem por conta própria no vestibular. E racismo com as outras raças, por muitos não conseguirem uma vaga, por terem perdido ela para essa cota, e não termos a mesma chance.
E vocês? O que pensam sobre isso?
Sobre a reportagem que li, falando dos irmãos gêmeos univitelinos, que um passou pelo sistema de cotas, por ser considerado negro, e o outro não passou, por ser considerado branco, aqui está:
http://veja.abril.com.br/060607/p_082.shtml [edição da revista Veja, de 6 de junho de 2007 ]
Fernanda Amaral Silveira.

43 comentários

  1. super concordo com você, muito obrigada! ajudou muito pra um debate que eu vou ter na aula de filosofia sobre as cotas, e meu grupo é contra..


  2. Claro que mais importante que cotas nas Universidades seria uma Educação básica de qualidade para todos.
    Cotas são uma forma imediata de minimizar o precoceito e a falta de oportunidades que os negros, no caso, sofrem em todo o brasil…
    Existem distorções por parte dos que analisam quem é negro, infelizmente… Deveria ser considerado o que não é visivelmente branco e pode ser vítima de comentários/piadas racistas…


  3. Totalmente contra as cotas para negros.
    Afinal voce nao avalia o conhecimento atravez da cor.
    Isso é apenas mais um tipo de preconceito.


  4. Políticas sociais e cotas raciais

    As ações afirmativas que propõe a implementação das “cotas raciais” nas universidades estão atuando na defesa de direitos sociais que estão sendo violados, atendendo reivindicações justas de segmentos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Do mesmo modo, outros segmentos sociais são atendidos pelo Estado, como mulheres, crianças, idosos, deficientes,etc; que são selecionados por critérios como gênero, faixa etária, limitação física, etc. – nem por isso o Estado está dando preferência a estes segmentos e ninguém está protestando porque o Estado estaria discriminando por motivos de sexo, idade ou acessibilidade física. Os “negros” se encontram em situação de vulnerabilidade. Se forem atendidos pelo Estado,qual vai ser o critério de seleção?
    A solução é investir na educação? Certo- entretanto os negros de países que oferecem alta qualidade de ensino sem discriminação social ou racial continuam ausentes das universidades. Inferioridade cultural? As greves e as ocupações de terra também não resolvem problemas econômicos e agrários – estes movimentos devem desistir das suas mobilizações?
    A ciência não comprovou a existência de raças! Certo- também não comprovou a existência de Deus, da liberdade, da justiça, da beleza, etc. A raça também não é um objeto de estudo das ciências sociais?
    Já houve erros em laudos para identificar “negros”? A medicina falha todos os dias em seus diagnósticos, muitas vezes com graves consequências para a vida das pessoas- onde está o protesto contra a medicina? Todo mundo sabe identificar quem é o negro que está sendo discriminado, mas na hora de identificar qual negro será beneficiado, se lembram de questionar quem é o negro! Cinismo!
    Os estudantes negros que forem selecionados pelo critério da “cor/raça” se sentirão inferiorizados? Dizem por aí também que os bolsistas do PROUNI só conseguiram estudar pela caridade do Estado, já que não têm competência para disputar o vestibular das federais! Alguém conhece um candidato que desistiu da bolsa para não se sentir inferiorizado? Ao contrário, estão sendo identificadas fraudes de estudantes com renda alta que se inscrevem como carentes!
    O que impede a inclusão de negros não são limites “físicos” como a limitação de mulheres, crianças, idosos,deficientes,etc.? Por acaso a cultura e as convenções sociais não influenciam concretamente o comportamento das pessoas,estabelecendo valores e limites? Se uma aldeia acredita que uma fera ronda a floresta, não deixarão de adentrá-la como se a fera realmente existisse?
    A exclusão dos negros é uma questão social e não racial? Então onde estão os bolsistas PROUNI negros em proporção à sua presença na composição social brasileira?
    No Brasil não existe racismo,já que não houve segregação racial? O embranquecimento da população mediante o incentivo à imigração e a tese da democracia racial não foram tentativas de reprimir e suprimir os negros da sociedade? Onde estão os negros e seu protagonismo na história oficial brasileira ou nos livros didáticos entre os século XIX e XX? Pelas cotas raciais já!


  5. eu concordo com as opinioes acima porque nos temos que conceguir vxgas com nosso proprio merito e um absudo cotas para negro na universidade nos brancos nem negro sao melhor que ninguem


  6. Eu acho que as cotas ~´e uma ótima opotunidade para os discriminados provarem que são como todo mundo,não é só porque são negros é que eles tem que ser discriminados.


    • Eu não concordo com você, pois, eu como branca também me sinto discriminada por ter a mesma capacidade mental que os negros e não ter as mesmas oportunidades que eles nas universidades.


      • Vejamos Eloá Moraes …
        O sistema de cotas veio com uma forma provisoria de “maquear” os problemas sociais em relção ao desfavorecimento que os negros sofreram ao longo de décadas.
        Observa-se que desde a colonização brasileira o negro foi considerado uma etinia inferior aos brancos , vindo a serem escravizados ao longo dos tempos.
        Percebe-se que mesmo atualmente esse desfavorecimento em relção aos negro não cessou-se totalmente.
        Por tanto , deve-se aceitar esse sistema de cotas como um passo para a busca da igualdade entre as raças , oferencendo oportunidade para ambas as partes.


  7. Eu acho que as cotas é uma ótima opotunidade para os discriminados provarem que são como todo mundo,não é só porque são negros é que eles tem que ser discriminados.


  8. eu acho q cotas racias ñ é certo pq tem muitas pessoas q podem mostrar q sao capazes de estudar em qualquer universidade do mundo.
    eu nao concordo com esta forma q este pais esta agindo!!


    • Eu tbm sou branca mas sou totalmente a favor,pq vcs brancos estão achando discriminados,imagine quanto discriminaçao o negro sofre ?
      ja q vc tem a mesmo capacidade mental que um negro ,vc tem tem capacidade mental pra fazer um verstibular.


  9. waaaa


  10. Gleici,

    você está invertendo tudo. A aprovação de cotas para qualquer pessoa é que é a verdadeira discriminação. Pense bem antes de escrever. Você está discriminando uma pessôa quando oferece este tipo de “benefício”. Dê-lhe condições de estudar pra ele poder mostrar a sua real capacidade.


  11. QUANDO LI O Q VC ESCREVEU TIVE A CENSAÇÃO D Q VC PENSA Q OS NEGROS Ñ SOFREM RACISMO,APESAR D ESSAS COTAS RACIAIS NOS DEIXAREM PENSATIVOS. MAS VAI TER Q CONCORDAR COMIGO SOBRE ESSE EXEMPLO: UM BRANCO PASSA POR UMA RUA A NOITE AONDE A VARIOS POLICIAIS E Ñ É REVISTADO, AI PASSA UM HOMEM NEGRO A POLICIA MANDA PARAR E O REVISTA OU ATE MESMO BATE nele se ele quiser FALAR ALUMA COISA P SE DEFENDER. AGORA ME DIZ SE VCS BRANCOS SE SENTEM DISCRIMINADOS PELAS COTAS RACIAIS. ( eu ñ inventei história só falei sobre uma coisa real q aparece muitas vezes em nosso dia dia).


  12. Eu tenho a “SENSAÇÃO” de que não adianta cotas raciais se não tem educação fundamental para ser um universitário, a cor não interfere na capacidade intelectual e muito menos na força de vontade do individuo. Essa lei retrograda foi instaurada nos Estados Unidos da América na década de 60, é claro que não funcionou. Não basta um diploma de faculdade, tem que saber fazer! Independente da cor o necessário é ir a luta, ter vontade e força de vontade!


  13. ñ pode diçdfe


  14. É UM LEDO ENGANO ACHAR QUE O GRUPO QUE DOMINA ESSE PAIS, VAI ENTREGAR DE MÃO BEIJADA UMA OPORTUNIDADE PARA AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS. OS NÃO BRANCOS SÃO MAIORIA EM GRANDE PARTE DO MUNDO, SENDO ASSIM, QUAL É O MOTIVO – AO LONGO DA HISTÓRIA – QUE UMA CLASSE EM MENOR NÚMERO SEMPRE DOMINA A MAIORIA? ACHO QUE NESSE PONTO O BRANCO SEMPRE FOI INTELIGENTE….POIS DOMINA COM A MENTE…O QUE PELA FORÇA NÃO PODE.


  15. Sou a favor das cotas sociais, pq o governo nunca vai investir em educação, pq se ele fizer isso as pessoas vão exigir seus direitos.
    Pensa bem, no sul do país a maioria da populção é branca, la tem um branco pobre e um negro pobre, ambos fazem vestibular e tem a mesma nota, so que o negro passa e o branco não, pq?
    Por causa da pele?
    Pq não dividir as vagas das universidades meio a meio, 50% das vagas para escolas particulares e 50% das vagas para escolas públicas, quem passar será por merito e não por beneficio.


  16. QUANTOS PROFESSORES NEGROS TU TENS? E COLEGAS? PRESTE MAIS ATENÇÃO NISSO E CONSULTE DADOS SOBRE POPULAÇÃO BRASILEIRA ( EXATAMENTE METADE É NEGRA). EM CURSOS COMO MEDICINA CHEGA A EXISTIR UM CHOQUE CULTURAL QUANDO ENTRA UM NEGRO. É PRECISO QUEBRAR ESSA BARREIRA. SAIA DO TEU MUNDINHO. FAÇA UMA VIAGEM HISTÓRICA E ACHARÁ JUSTO FRENTE AO TEMPO EM QUE NEGROS FORAM OPRIMIDOS. E INDÍGENAS MERECEM TAMBÉM. COMO UM MÉDICO VAI TRATAR UM NEGRO SE ELE NUNCA CONVIVEU COM UM? VAMOS DIVERSIFICAR NOSSOS CAMPUS!


  17. Se fosse cota social eu concordaria, mas cotaqs racias eu concordo, é um total e completo ato de racismo. Quanto ao anexo deixado no texto sobre os irmãos gêmeos, é uma pouca vergonha imensa pois eles são iguais até na cor; como podem ser considerados diferentes?


  18. eu sou argentina e moro em buenos aires,no bairro de caballito,sou de clase meia,sou contra as cotas raciais,éa maior discriminacao,nao só para os negros,que sao minoría nos empregos qualificados,e como diz um cara,a policia somente para os negros e ate bate neles se quiser por qualquer coisa,as cotas só farao sentir mal aos negros que fazem vestivular com muito sacrificio e tambem farao sentir inveja aos brancos que nao tenham os medios necessarios para dar um bom vestibular.Eu penso que o governo nao dá com a maneira de procurar que os mais pobres,pero nao os mais burros,possam dar o vestibular sem ter de passar por essa horrivel discriminacao. boa resolucao para isso e penssen nao só com a cabeza ,senao tabncom o coracao,por acaso, nao sao todos brasileiros.


  19. eu acho que vcs estão errados!!!!!!
    pq a maioria negra indígena não tem condições de cursar uma faculdade boa e não tem muitos estudos
    ** exceto aqueles que curso estudos do ensino médio e fundamental!!!
    essa pagina pode ser processado por racismo por estar oferecendo uma pagina apenas por ser contra


  20. O brasileiro é burro mesmo! Branco, preto, índio seja o que for, é muito burro! Se matam entre sí por migalhas, faltam são universidades para todos, eu morei muito tempo na Argentina que é um país pobre e lá tu não tem nem que fazer vestibular porque “TEM FACULDADE PARA TODOS” e o povo reclama e protesta junto tanto os bem brancos quanto os mais índios e aqui no Brasil se dividem para disputar mixaria, “eu sou mais injustiçado”, “eu preciso mais que tu”. Brasileiro é burro mesmo.


  21. Sou negra, sou pobre, mas consegui com o meu trabalho e do meu esposo colocar meus filhos em escola particular, hoje minha filha já está concluindo o ensino superior, meu filho está batalhando para entrar na faculdade, ambos não são cotistas.
    Já estive diante de muitos alunos de escola pública e vi como é importante para eles serem cotistas, senti a felicidade deles.
    Acho que o governo deveria olhar mais para a educação, remunerar melhor os profissionais dessa área e investir nas escolas, destinar as cotas por renda e não exatamente por raça.
    Nisso tudo muitos negros não estão gozando desse direito e muitos brancos estão, só por estudarem em escolas públicas.


  22. Acho que esse sistema de cotas é totalmente preconceituoso pois um aluno que estudou na mesma escola do aluno não branco, mesmo que estudando bastante e tendo uma média melhor que o não branco, poderá perder uma vaga na universidade apenas pela sua cor. todos temos os mesmos direitos … É por isso que sempre lutamos não é ?


  23. Pateticamente patético. Um branco dizer que se sente discriminado pelas cotas? Pára de palhaçada! Vamos fazer uma retrospectiva e entender o que é ser discriminado e racista. O negro está a todo momento sofrendo algum tipo de preconceito, agora os brancos? Peraí, são vocês brancos que com suas atitudes, proporcionaram isso para os negros. Não venha me dizer que se sente discriminada pelas cotas, que MEU QUERIDO, COTAS É O MININO DO RACISMO QUE O NEGRO SOFRE DIARIAMENTE.


    • Ironicamente nós brancos e descendentes de asiáticos nos matamos de tanto estudar para passar sem essa porcaria de cotas e agora vem esse governo imbecilóide e põe cotas raciais, achando que isto vai acabar com o racismo.
      Infelizmente só cria mais, porque quando esses cotistas se formarem os empregadores pensarão duas vezes antes de contratar um cotista e preferirão contratar um não cotista (independente de cor).
      Agora, se vc acredita nessas cotas sem-senso, continue, continue sonhando… uma hora vai acordar e ter uma queda para a realidade, que é bem diferente do seu mundinho de sonhos.


  24. obrigado! Pois, tenho um debate sobre isso na aula de história,estava lendo sobre o que era e no começo achei que deveria ser a favor,mas depois que li a sua publicação,tenho certeza de que agora vou ser contra.Afinal,as pessoas devem conquistar seu “espaço na sociedade”,por seu próprio mérito e não por cor…Só porque é negro ter uma cota que te ajude a entrar na universidade?como se você não pudesse passar por seu próprio mérito.Super Obrigado.


  25. eu acho que vc e um burro pois os brasileiros são mais inteligente que vc otario


  26. tudo que li foi um aprendizado, fico contente em saber que ainda existe opinião conciente.


  27. sou totalmente contra o racismo.


  28. Eu acho, que este tipo de politíca rotula as pessoas seja branco ou negro, ou até tira as possibilidades de um aluno da rede pública, se esforçar para ter um bom rendimento nas universidades privadas


  29. Sou negra, e não sou a favor, esse tipo de situação nos coloca mais as margens da sociedade, pois fica parecendo que não temos a mesma capacidade que um branco de passar no vestiburar, agora eu acho que deveria ter cotas para pobres, isso sem dúvida nenhuma, negro ou branco, se tiver dinheiro paga uma faculdade particular, mas sendo pobre, só tem a universidade pública como recurso, e agora como competir com pessoas que passaram a vida estudando em colégios particulares, cursinhos preparatórios, enquanto um pobre somente tem de recurso seu estudo esforçado em livros desatualizados de bibliotecas falidas… fica difícil, no fundamental e no médio, ninguem quer estudar em escola pública, quando chegar na faculdade querem tomar o lugar de quem não pode pagar por uma faculdade… vai na UNB, só carrão, por isso que é cheio de ladrão de carro… só tem gente chei da grana, pessoas com posses e que tomam o lugar de quem não tem condições.


  30. eu acho isso uma descriminaçao com os negros , so porque sao negros nao podem ter o direitos q as pessoas brancas tem,haa vai te cata e isso é uma fauta de respeito com as pessoas; todas tem que ter os mesmo direitos,eu sou negra e sei como é isso,antes deu nacer minha avo e meu avo tinham preconceito com os negros,e so por isso pareciam que queriam mandar no pedasso so porque era brancos, depois de um tempo se acostumaram, mais as unicas pessoas da minha familia que sao negras é minha mae, meu irmanzinho,e meus dois primos o resto…. branco


    • isso foi eu que escrevi e me chamo Anaína


  31. Sou plenamente contra o racismo e contra as cotas raciais. As cotas é uma forma de benefício e está segregando grupos , em relação as cotas sociais sou totalmente a favor ,logo, alunos de escolas públicas são bem menos qualificados e a educação pública precisa de muitos reparos . O negro já sofreu bastante ao longo de décadas , sofreu e ainda sofre preconceito , mas o ingresso nas universidades deve ser para pessoas preparadas e o negro tem capacidade para ingressar em um curso superior sem a necessidade de benefícios , O governo precisa tomar medidas para que os pobres sejam melhores qualificados e não subestimar a capacidade do negro , e isso também não irá reparar nenhuma injustiça histórica !
    Cláudia Yasmim !


  32. ufa…ainda bem que li esse texto…esta me ajudando bastante numa redaçao,sou negra…mais sou contra as cotas para negros…acredito na minha capacidade….


  33. As cotas raciais são o instrumento mais eficaz de divisão da sociedade em “raças” pois criam privilégios injustificáveis e um sentimento de indignação nos prejudicados. O vestibular é um instrumento de seleção por mérito, o que exclui e segrega é a baixa qualidade do ensino público, que atinge a todas as etnias e nao apenas os negros.


  34. achei seus argumentos muito fracos. eles até poderiam ser válidos em uma sociedade mais igualitária, mas entre por exemplo em uma escola publica e em uma particular e conte a porcentagem de negros, ou vá ao morumbi ou leblon e veja quantos sao os negros que vivem nas grandes e luxuosas mansões. temos o Obama presidente, mas ele é 1 em 7 bilhões de habitante no mundo. Os negros são sim menos favorecidos, mas isso são problemas de raízes históricas e o sistema de cotas é uma tentativa de inserir negros no mercado legal de trabalho para que possam mudar essa situação aos poucos.


  35. TOTALMENTE, ABSOLUTAMENTE CONTRA! SOMOS TODOS IGUAIS, PERANTE DEUS E OS HOMENS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA!


    • O cara colocou Deus, que não tem nada haver com a burradas históricas que os brancos cometeram. COTAS para escolas públicas JÀ!


  36. eu sou negro “afro descendente” e fui considerado um dos trés melhores alunos da escola “vinicius de moraes” na oitava serie. tive sempre boas notas escolares e quando fui me escrever na universidade, não aceitei cotas não por vergonha de ser o que sou e sim por orgulho de ser um negro inteligente e confiante no que eu faço.


  37. voce é um idiooooooooooota



Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

